Unidade 1

Encontro com Professores Alfabetizadores em Ouro Preto do Oeste  e em Rondominas.


1º Encontro - Dia 26/04/2013 - 

 Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino, na sala de multimeios.



                Foi iniciado a formação com os professores alfabetizadores do município de Ouro Preto do Oeste, na Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim de Lima Avelino, na sala de multimeios, com boas vindas da Professora Coordenadora Vadeilza Castilho de Araújo Bernert, e bons estudos. Foram xerocados os materiais e distribuídos a todos os professores, e trabalhado uma dinâmica de expectativas do curso, após foi explicado sobre o caderno de apresentação do PNAIC com slides, retratando os conceitos, objetivos e ações do mesmo, em seguida foi realizado uma leitura de deleite do texto “Foram muitos os professores” com a reflexão dos professores qual professor marcou a nossa vida, houve ainda a apresentação do caderno de Formação dos Professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, com enfoque na reflexividade, na mobilização dos saberes docentes, na constituição da identidade profissional, na socialização, no engajamento e na colaboração. Foram também discutidos a estrutura da formação, bem como as estratégias e os materiais que irão ser entregues futuramente, e que irão chegar nas escolas. As formações foram realizadas nos períodos matutino e vespertino, sendo distribuídos 26 professores de manhã e 28 professores a tarde, participaram dos encontros ainda os supervisores das escolas. Encerramos o encontro com coffe break oferecidos pela Coordenadora e pelas Orientadoras do PNAIC. Aos professores do Distrito de Rondominas nos deslocamos para lá no dia 02/05/2013 onde realizamos todos o procedimento relatado acima.
Orientadoras de Estudo - Luíza de Marchi e Élia Rejany


Coordenadora Vadeilza Castilho para "Boas Vindas" a turma matutina





Coordenadora Vadeilza Castilho para "Boas Vindas" a turma vespertina








1º Encontro em Rondominas

Diretor da EMEIEF Rondominas









No momento da formação em Rondominas acabou a energia.



2º Encontro - Dia 08/05/2013 - 

Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino, no Laboratório de Informática.

Aos dias oito de maio de dois mil e treze foi realizado o segundo encontro com os professores alfabetizadores do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do Município de Ouro Preto do Oeste, este encontro foi realizado na escola Joaquim de Lima Avelino na sala ‘Laboratório de Informática’ nos períodos matutino e vespertino, onde sanamos algumas dúvidas referente ao Sispacto – Sistema do Pacto no site do simec.mec.gov.br, onde no mesmo dia foram realizadas as avaliações das Orientadoras de estudo e instrução para as próximas avaliações. Em seguida, após um breve intervalo iniciado os trabalhados com a leitura da secão “Iniciando a conversa” e refletido sobre os direitos de aprendizagem e  o Texto 01 da Unidade 01 dos Anos 01, 02, 03 e Educação no Campo com o seguinte tema: Currículo na Alfabetização: Concepções e Princípios do Ano 01; Currículo no Ciclo de Alfabetização: Consolidação e Monitoramento do Processo de Ensino e de Aprendizagem do Ano 02; Currículo Inclusivo: O Direito de ser Alfabetizado do Ano 03 e Currículo no Ciclo de Alfabetização: Perspectivas para uma Educação do Campo. Foi recomendado a turma para assistirem o filme “A cor do Paraíso” e passado em pen drive e por fim foi feito uma leitura de deleite com os slides “Professores Apaixonados”. Aos professores do Distrito de Rondominas nos deslocamos para lá no dia 16/05/2013 onde realizamos todo o procedimento relatado acima.























3º Encontro - 17/05/2013
SEMECE - Encontro sobre Educação Especial


Convidada: Elzimar Lopes Galdêncio

Aos dias dezessete de maio de dois mil e treze foi realizado o terceiro encontro com os Professores Alfabetizadores do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do Município de Ouro Preto do Oeste, este encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes – SEMECE, na sala 02, nos períodos matutino e vespertino, onde foi convidada um Professora Especialista em Deficiências Múltiplas que apresentou o caderno de Educação Especial retratando o tema Educação Inclusiva no Processo de Alfabetização e apresentado ainda materiais concretos para trabalhar com estas deficiências, foi realizado uma dinâmica de grupo com balões e retratado alguns reflexões sobre o filme “A cor do Paraíso” e enfocando os direitos de aprendizagens que retrata nos cadernos. Foi solicitado aos professores para o próximo encontro uma leitura de deleite. Neste dia os Professores Alfabetizadores de Rondominas estiveram presentes no período da manhã.









4º Encontro - 22/05/2013 - SEMECE 


Aos dias vinte e quatro de maio de dois mil e treze foi realizado o quarto e último encontro com os Professores Alfabetizadores já na sala de reuniões adequada para tal formação na SEMECE, sala 06, sala esta destinada aos encontros e reuniões. Foi iniciado os trabalhos com a dinâmica de letramento “A dinâmica do hospital”, foram trabalhados os dois últimos textos Alfabetização na Perspectiva do Letramento como no Ano 01 – Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização; Ano 02 – A complexidade da Aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética: ampliação do tempo para consolidação da leitura e da escrita pela criança; Ano 03 – Alfabetização: o que ensinar no terceiro ano do ensino fundamental e Educação no Campo – Alfabetização e letramento no campo: desafios e perspectivas. A realização das atividades foram por leituras em grupos divididos por ano 01, ano 02, ano 03 e educação no campo e socializado ao final, após um pequeno intervalo foi realizado os trabalhos do segundo texto Avaliação no ciclo de Alfabetização – Ano 01; Avaliação no ciclo de alfabetização: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças – Ano 02; Avaliação para inclusão: alfabetização para todos – Ano 03; Avaliação e progressão escolar nas turmas multisseriadas – Alfabetização no Campo. Encerramos os trabalhos da Unidade 01 do Pacto e gratos a Deus por esta realização. 









Encontro em Rondominas 

Chegada dos materiais pedagógicos Distribuídos pelo MEC










 

Coordenadora Local: Vadeilza Castilho de Araújo Bernert

Letramento - Alfabetização