Formação em Ji-Paraná
Dias 19 a 21 de junho de 2013
Professora Mestre Nair Rost de Lima |
Élia Rejany |
Orientadoras Élia Rejany e Luíza de Marchi |
Professoras Mestres Nair e Neidima |
Turma do Pólo de Ji-Paraná |
Grupo de Estudos |
Companheiras de estudo do Estado |
5º Encontro - 02 e 03 de julho de 2013
Aos dias dois e três de julho no turno
vespertino, e cinco de julho, no turno matutino, de dois mil e treze, na
Secretaria Municipal de Educação Cultura
e Esportes, na sala 06, e no dia quatro do mesmo no turno noturno em
Rondominas nos reunimos com os professores alfabetizadores para iniciarmos os estudos referentes a Unidade 2 do PNAIC – Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa, dos Anos Um, Dois, Três e Educação do Campo.
A coordenadora Vadeilza Castilho iniciou falando sobre as avaliações e foram
entregues os cadernos de Avaliação e os da Unidade 2 disponibilizados pelo MEC.
Foram iniciados os trabalhos com uma leitura de deleite “Cristo no imaginário
infantil” e realizadas as leituras do texto 1 referente ao Planejamento e
socializado ao final da leituras dos grupos. Foi assistido o vídeo “Planejar é
Preciso” Partes 1 e 2 e refletido sobre como deve ser o planejamento escolar.
Para finalizar foi aplicado a dinâmica da Construção da Pirâmide, e refletido o
sobre a referida dinâmica e encerramos com a discussão dos direitos de
aprendizagens de história com a utilização dos materiais pedagógicos e
distribuídos pelo MEC.
Sala dos estudos na SEMECE |
Cantinho de Leitura para os Professores |
Material dos Professores |
5º Encontro em Rondominas 04 de julho 2013
6º Encontro - 23, 24 e 25 de julho de 2013
Aos dias vinte e três, vinte e
quatro de julho, no turno vespertino, e dias vinte e cinco de julho de dois mil e
treze no turno matutino, na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes, na sala 06, e no mesmo dia vinte
e cinco de julho, no turno noturno, em Rondominas nos reunimos com os
professores alfabetizadores para darmos prosseguimento aos estudos
referentes a Unidade 2 do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa, dos Anos Um, Dois, Três e Educação do Campo. Iniciamos os trabalhos com a
leitura de deleite “Para que serve um livro” com reflexões acerca da leitura,
foi socializado a tarefa de casa, com a leitura de livros que contemplassem os
direitos de aprendizagem em história, e em seguida passamos para a leitura dos
textos referente a segunda Unidade que tem por título “Rotina na
Alfabetização”. Foi realizado a leitura em grupos e socializados ao final no
grande grupo, após a socialização fizemos um intervalo, e aplicado uma
atividade com os jogos e obras complementares distribuídos pelo MEC, para que
os professores conhecessem os materiais e apresentassem de forma lúdica aos
demais. Encerramos os estudos com uma auto avaliação feita pelos professores
que demonstram estar satisfeitos com os encontros.
Aos dias vinte e três, vinte e
quatro de julho, no turno vespertino, e dias vinte e cinco de julho de dois mil e
treze no turno matutino, na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes, na sala 06, e no mesmo dia vinte
e cinco de julho, no turno noturno, em Rondominas nos reunimos com os
professores alfabetizadores para darmos prosseguimento aos estudos
referentes a Unidade 2 do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa, dos Anos Um, Dois, Três e Educação do Campo. Iniciamos os trabalhos com a
leitura de deleite “Para que serve um livro” com reflexões acerca da leitura,
foi socializado a tarefa de casa, com a leitura de livros que contemplassem os
direitos de aprendizagem em história, e em seguida passamos para a leitura dos
textos referente a segunda Unidade que tem por título “Rotina na
Alfabetização”. Foi realizado a leitura em grupos e socializados ao final no
grande grupo, após a socialização fizemos um intervalo, e aplicado uma
atividade com os jogos e obras complementares distribuídos pelo MEC, para que
os professores conhecessem os materiais e apresentassem de forma lúdica aos
demais. Encerramos os estudos com uma auto avaliação feita pelos professores
que demonstram estar satisfeitos com os encontros.