Unidade
05
10º Encontro – 27, 28 e 30 de Agosto de 2013 na SEMECE
Aos dias 02 de setembro de 2013 em Rondominas
Foi
realizado encontros nas dias vinte e sete, vinte e oito e trinta de agosto de dois
mil e treze na Secretaria Municipal e aos dias dois de setembro de dois mil e
treze em Rondominas, onde foi dado início ao encontro da Unidade cinco para
estudarmos as temáticas Gêneros Textuais, foi realizada a leitura de deleite da
Literatura de Cordel “O SABIDO SEM ESTUDO” onde os cordéis foram expostos em um
barbante na sala, refletimos sobre a utilização de gêneros textuais em sala de
aula, logo em seguida fizemos reflexões acerca das temáticas: É possível
trabalhar texto em sala de aula? Vocês acreditam que existem gêneros textuais
mais fáceis e mais difíceis de serem trabalhadas pelas crianças? Quais
critérios são utilizados para escolher gêneros textuais? Dentre outras
temáticas que estão sugestivos nos cadernos. Foi confeccionado um panfleto para
ajudar na sequência utilizada pelas Orientadoras, e foram realizadas as
leituras do texto um dos cadernos dos Anos um, dois, três e Educação do Campo,
e socializado com o grande grupo. Assistimos ao vídeo “Para ser cidadão da
cultura letrada” Série Letra Viva. E encerramos com a atividade para casa com a
leitura do texto dois e socialização para o próximo encontro.
11º
Encontro - 10, 11 e 13 de setembro de
2013 na SEMECE
Aos
dia 12 de setembro de 2013 em Rondominas
Aos
dias dez, onze de setembro de dois mil e treze, na Secretaria Municipal de
Educação, na sala seis no período vespertino, e nos dias doze do mesmo em
Rondominas e dias doze de setembro de dois mil e treze na Secretaria Municipal
de Educação, sala seis período matutino, estivemos reunidos com os professores
alfabetizadores para estudarmos os textos dois e três da Unidade cinco,
iniciamos com a dinâmica da bolsa de objetos com produção de texto, e para
divisão de grupo do ano um, dois e três e educação do campo, para os estudos
dos relatos de experiências dos cadernos, subdivididos os grupos fizeram a
leitura e após o intervalo foi realizado a socialização com enfoque em áreas de
conhecimentos contempladas, componentes curriculares trabalhados e a
aprendizagens com a experiência, realizamos uma atividade com cartaz de uma
árvore, e os gêneros textuais onde os cursistas tinhas que escolher um gênero e
descrever sobre ele e colocar na árvore, foram comparados ainda os quadros de
direitos de aprendizagens dos cadernos como Língua Portuguesa, História e
Geografia. Encerramos este encontro com leitura de deleite.