Unidade 5


 Unidade 05


10º Encontro – 27, 28 e 30 de Agosto de 2013 na SEMECE
Aos dias 02 de setembro de 2013 em Rondominas

Foi realizado encontros nas dias vinte e sete, vinte e oito e trinta de agosto de dois mil e treze na Secretaria Municipal e aos dias dois de setembro de dois mil e treze em Rondominas, onde foi dado início ao encontro da Unidade cinco para estudarmos as temáticas Gêneros Textuais, foi realizada a leitura de deleite da Literatura de Cordel “O SABIDO SEM ESTUDO” onde os cordéis foram expostos em um barbante na sala, refletimos sobre a utilização de gêneros textuais em sala de aula, logo em seguida fizemos reflexões acerca das temáticas: É possível trabalhar texto em sala de aula? Vocês acreditam que existem gêneros textuais mais fáceis e mais difíceis de serem trabalhadas pelas crianças? Quais critérios são utilizados para escolher gêneros textuais? Dentre outras temáticas que estão sugestivos nos cadernos. Foi confeccionado um panfleto para ajudar na sequência utilizada pelas Orientadoras, e foram realizadas as leituras do texto um dos cadernos dos Anos um, dois, três e Educação do Campo, e socializado com o grande grupo. Assistimos ao vídeo “Para ser cidadão da cultura letrada” Série Letra Viva. E encerramos com a atividade para casa com a leitura do texto dois e socialização para o próximo encontro.













   

11º Encontro -  10, 11 e 13 de setembro de 2013 na SEMECE
Aos dia 12 de setembro de 2013 em Rondominas
           

Aos dias dez, onze de setembro de dois mil e treze, na Secretaria Municipal de Educação, na sala seis no período vespertino, e nos dias doze do mesmo em Rondominas e dias doze de setembro de dois mil e treze na Secretaria Municipal de Educação, sala seis período matutino, estivemos reunidos com os professores alfabetizadores para estudarmos os textos dois e três da Unidade cinco, iniciamos com a dinâmica da bolsa de objetos com produção de texto, e para divisão de grupo do ano um, dois e três e educação do campo, para os estudos dos relatos de experiências dos cadernos, subdivididos os grupos fizeram a leitura e após o intervalo foi realizado a socialização com enfoque em áreas de conhecimentos contempladas, componentes curriculares trabalhados e a aprendizagens com a experiência, realizamos uma atividade com cartaz de uma árvore, e os gêneros textuais onde os cursistas tinhas que escolher um gênero e descrever sobre ele e colocar na árvore, foram comparados ainda os quadros de direitos de aprendizagens dos cadernos como Língua Portuguesa, História e Geografia. Encerramos este encontro com leitura de deleite.








 

Coordenadora Local: Vadeilza Castilho de Araújo Bernert

Letramento - Alfabetização