Unidade 6

12º Encontro – 17, 18 e 20 de setembro de 2013 na SEMECE
Aos dias 19 de setembro de 2013 em Rondominas

Aos dia dezessete e dezoito de setembro de dois mil e treze na Semece no período vespertino, e aos dias dezenove de setembro de dois e treze no Distrito de Rondominas no período noturno, e dias vinte do mesmo na Semece no período matutino, realizamos encontros com as turmas para darmos início aos estudos da Unidade seis, que com tema eram Projetos Didáticos e Sequencias Didáticas, dos anos um, dois, três e educação do campo. Foi realizado uma dinâmica de planejamento para refletirmos sobre o fato de descrever o que fazemos. Em seguida realizamos a leitura de deleite “Arca de Noé” em formato de um livro em espiral, onde participamos coletivamente. Foi realizada a leitura do texto um de todos os cadernos da Unidade seis, Ano um “Planejando a alfabetização com a utilização de projetos e sequência didática”, no segundo momento foi disponibilizado um momento para a construção de um projeto didático. E assim socializados os temas dos projetos para serem aplicados nas escolas. Encerramos o encontro com as obras complementares.



13º Encontro – 24, 25 e 27 de setembro de 2013 na SEMECE
Aos dias 26 de setembro em Rondominas
Aos dias vinte e quatro, vinte e cinco de setembro de dois mil e treze, na Secretaria Municipal de Educação, sala seis no período vespertino, e nos dias vinte e seis de setembro em Rondominas no período noturno e vinte e sete no período matutino na SEMECE, estivemos reunidos para darmos continuidade aos estudos da unidade seis, onde trabalhamos os textos dois e três dos cadernos um, dois, três e Educação do Campo, realizamos a dinâmica  escravos de Jó, e realizamos a leitura de deleite “Que Bicho é esse?”. Foi sugerido o livro “A Abelha” do acervo do ano um para sugestões de sequência didática, utilizamos uma dinâmica para separar os grupos e trabalhar os temos Projeto Didático e Sequência Didática. Ao final foi disponibilizados tempo, para o término dos projetos didáticos a serem aplicados nas escolas e como tarefa de casa, elaborar uma sequência didática, aplicar e socialização na próxima aula.


14º Encontro – 01, 02  e 04 de outubro de 2013 na SEMECE
Aos dias 03 de outubro em Rondominas


Aos dias um e dois de outubro de dois mil e treze, na Secretaria Municipal de Educação, sala seis no período vespertino, e nos dias três de outubro em Rondominas no período noturno e quatro do mesmo no período matutino na SEMECE, realizamos uma oficina pedagógica e apresentação dos projetos didáticos da unidade seis. Iniciamos com a apresentação da oficina, descrevendo seus objetivos e procedimentos e após foi realizado uma leitura de deleite, e o vídeo a História do Alfabeto. Em seguida os mesmos observaram a exposição da oficina e escolheram os materiais pedagógicos que queriam confeccionar. A oficina foi disponibilizada para a produção de jogos pedagógicos, painéis e o que necessitassem para a sala de aula.








































 

Coordenadora Local: Vadeilza Castilho de Araújo Bernert

Letramento - Alfabetização