Unidade 3
7º Encontro – 30 e 31/07/2013 e dias 02/08/2013 na SEMECE
Foi
realizado encontros nas dias trinta e trinta e um de julho e dias dois de
agosto de dois mil e treze na Secretaria Municipal e aos dias um de agosto de
dois mil e treze em Rondominas demos início ao encontro com a entrega dos
cadernos da Unidade três do Pacto, e após relatos das rotinas semanais dos
professores, foi realizada a leitura do Iniciando a Conversa com a apresentação
da temática do dia “A aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética” e após foi
realizado uma reflexão sobre o questionamento “Qual a diferença entre o sistema
notacional e um código?” e aplicado uma dinâmica de leitura de deleite “Minhas
férias, pula uma linha parágrafo” onde colocamos em árabe para refletir como as
crianças chegam nas escolas e se deparam com os textos, palavras e letras. Após
a reflexão realizamos a leitura de deleite e a reflexão sobre como transformar
as férias em uma redação. Refletimos sobre as Hipóteses da Escrita descrita nos
cadernos e socializado com a confecção de cartazes para a explanação dos textos.
Assistimos ao vídeo “Apropriação do
Sistema da Escrita Alfabética” e refletido sobre os temas apresentados no vídeo
ao final solicitamos a aplicabilidade de um diagnóstico como tarefa de casa, e
a entrega do mapa das hipóteses da escrita.
7º Encontro - 01/08/2013 em Rondominas
8º Encontro – 12/08/2013 em Rondominas
Aos dias doze de agosto de dois mil
e treze em Rondominas no turno noturno e nos dias treze e quatorze do mesmo no
turno vespertino e aos dias dezesseis de agosto de dois mil e treze, na
Secretaria Municipal de Educação nos reunimos com os professores
alfabetizadores no intuito de estudar o segundo tema da Unidade três, foi
realizada a leitura de deleite em homenagem aos pais, e socializado a tarefa de
casa proposto na aula anterior e realizado a identificação das hipóteses da
escrita das crianças e assim fazendo possíveis reflexões sobre a apropriação da
escrita. Foi estudado as temáticas e socializado ao final em grande grupo, e
assim assistiram ao vídeo “Ortografia em sala de aula”. Foram realizadas as
leituras da seção compartilhando com relatos de experiência e apresentados pelos
professores alfabetizadores com debates e reflexões. Fizemos
a entrega dos cadernos da Unidade quatro e solicitamos que fizessem a leitura
dos textos para socializarmos no próximo encontro.